8.º ANO - LEITURA
Estabelecer relações de causa/consequência entre partes e elementos de um texto.
Estabelecer relações lógico-discursivas entre partes de um texto, identificando repetições e/ou substituições que contribuem para a sua continuidade.
Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios etc.
Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros.
Identificar as marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto.
Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa.
Identificar o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações.
Identificar o tema de um texto.
Inferir o sentido de uma palavra ou expressão.
Inferir uma informação implícita em um texto.
Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, fotos etc.).
Localizar informações explícitas em um texto.
Reconhecer o efeito de sentido decorrente da escolha de uma determinada palavra ou expressão.
Reconhecer o efeito de sentido decorrente da exploração dos recursos ortográficos e/ou morfossintáticos.
0 comentários:
Postar um comentário